O prefeito Eloi Radin se reuniu com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) nesta quarta-feira (5/2), para buscar melhorias no abastecimento de água no município. O encontro aconteceu na sede da Companhia em Belo Horizonte/MG e contou com a presença do diretor-presidente da Copasa, Guilherme Duarte de Faria, e o Deputado Estadual, Doutor Paulo.
São Gonçalo do Sapucaí sofreu com falta de abastecimento de água em 2024, enfrentando rodízios por mais de 80 dias no segundo semestre. Além disso, o contrato com a Copasa expirou e uma nova licitação precisará ser aberta. O encontro em BH teve o intuito de minimizar o problema para o período de estiagem em 2025, para que famílias, escolas e empresas não sofram mais com a falta de água.
Também participaram da reunião o secretário Rolando Brandão, que é ainda presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA) e vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Sul de Minas); Bernardo Silviano Brandão, Gestor de Relações Institucionais da Copasa; representantes da prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí, Alamiro Allerand, Secretário de Planejamento, e Vinícius Castro Sabbadine, Assessor Jurídico; além de Edmo Castro, Assessor do Deputado Dr. Paulo.
“Enfrentamos uma das piores estiagens dos últimos 30 anos em nosso município. Praticamente todos os bairros lidaram com o rodízio em 2024 e houve pessoas que ficaram sem água por mais de 15 dias na cidade. Por isso buscamos esse encontro com a Copasa, para que estejamos preparados para enfrentar uma possível nova estiagem neste ano. A Prefeitura Municipal está empenhada em melhorar a qualidade de vida da população”, disse Alamiro Allerand.
O diretor-presidente da Copasa informou que a empresa construirá mais dois postos artesianos, para minimizar a situação em 2025. O prefeito Eloi Radin colocou a disposição uma propriedade que ele possui, com água que pode ser captada a custo zero pela Copasa, para que não falte água para população, em hipótese alguma.
Saiba mais no site da Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí.

